Blog Manancial Jovem - Um Giro de Notícias: Ilustrações

Ilustrações




A fé





Um rapazinho muito crente estava em plena praça pública lendo a bíblia em voz alta para os transeuntes. Freqüentemente gritava“Aleluia!” e ” Glória à Deus!”.Um homem sentado em um banco próximo ficou incomodado e resolveu perguntar o motivo de tanto alvoroço.
O crente respondeu:É que Deus é Maravilhoso…imagine que Ele fez o mar se abrir, e Moisés passou com seu povo fugindo do exército
do Egito!O outro, com cara de deboche, responde:Acontece que não foi Deus quem fez isso. Tudo é apenas um fenômeno em que o mar fica com

2 cm de água e qualquer um passaria, com ou sem Deus.
O crente pára…pensa…e pergunta:
-E fica muito tempo assim seco com 2 cm de água apenas?
-Muito, muito tempo mesmo! – responde o outro
-Glória à Deus! Aleluia!! , recomeça o irmão.
-Escute, o que foi agora ?
E o crente responde:
-Glória à Deus que fez todo o exército do faraó do Egito morrer afogado em apenas 2cm de água!!!!!








Certa vez fizeram uma experiência com uma rã. Jogaram-na na água fervendo, mas ela deu um enorme pulo que bateu no teto; sua sensibilidade é extraordinária, ela sente o perigo. Depois pegaram a mesma rã e a colocaram em uma panela com água fria; ela gostou, e ficou nadando. Colocaram a panela no fogo e ela morreu cozida; porque a água foi esquentando aos poucos e ela perdeu a sensibilidade. Essa é a estratégia de satanás para com os servos de Deus.


A conciência cauterizada

Um homem havia cometido uma fraude e sua consciência não o deixava em paz. Para sentir-se aliviado, escreveu à empresa prejudicada: "Anexo uma parte do valor que estou devendo. Se ainda não conseguir dormir direito hoje à noite, vou enviar mais uma parcela".
A consciência não é um órgão físico que se pode ver, operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós. De onde vem a consciência? Qual é sua finalidade? Quem a colocou em nós? De onde vem essa "voz interior"? Existem as mais diferentes explicações e justificativas para a existência da consciência dentro de nós. Segue uma seleção de opiniões sobre essa "voz" misteriosa:

A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões (Bíblia de Estudos de Genebra).




consciência Pesada




Você já ouviu a história do colono que tinha um cachorro que latia muito porque havia ladrões no pátio? Como o dono não queria ser perturbado em seu sono, tomou sua espingarda e, de tanta raiva, matou seu cachorro. No dia seguinte ele viu que os ladrões haviam carregado tudo o que ele possuía.

Muitos "baleiam" sua consciência, negam-se a ouvir sua voz porque ela incomoda, pois ela fica advertindo e alertando constantemente. Mas um dia a pessoa se vê confrontada com o resultado dessa atitude e percebe que tudo está perdido, que naufragou na fé por ter deixado de ouvir sua própria consciência



O  PODER  DO  AMOR


Há muitos anos, havia em Chicago um rapaz que freqüentava uma das escolas dominicais; sua família, porém, mudou-se para outra parte da cidade que distava cinco quilômetros da escola mencionada. Depois de haver mudado de residência, para assistir a sua antiga escola tinha necessidade de passar em frente de outros lugares onde se reuniam outros escolas dominicais. 
Um domingo de manhã, uma jovem estava buscando alunos para sua escola e, encontrando este jovem no caminho, lhe perguntou por que ia tão longe para assistir à escola dominical, havendo outras mais perto e tão boas como a sua. O jovem respondeu: Talvez todas sejam boas para as outras pessoas, mas para mim não o são; porque aonde vou, me amam.Então, disse a senhorita, foi o amor que te ganhou.Quão fácil é ganhar almas por meio de um verdadeiro amor! 






A ÁGUIA VENCIDA

Obadias 1:4




Um ministro estava certa vez observando uma águia, nos planaltos da Escócia. Ela se ergueu orgulhosamente para o alto, suas grandes asas rebrilhando ao Sol. De súbito, quando o ministro acompanhava com o olhar a grande ave, viu a águia deter-se, bater as asas, e logo cair ao chão como uma pedra, não longe do lugar onde estava.

Curioso, o ministro apressou-se para junto da águia. Ficou estupefato ao ver uma doninha, sangrando às garras da ave, mas com os dentes firmemente enterrados no coração da águia. Tinha conseguido livrar-se das garras o suficiente para infligir ferida mortal a seu inimigo. O orgulho e os maus intentos, como aquela doninha, operam sua própria vingança contra o orgulho.






VENCENDO OBSTÁCULOS



ESTÍMULO NA ADVERSIDADE

Um médico jovem, recentemente diplomado, com uma boa carreira pela frente, foi repentinamente ferido de cegueira total. Foi um golpe tremendo para o vigor jovem e com todas as promessas de uma vida folgada e esperança de velhice abastada.Poderia se imaginar que isso lhe teria abatido o ânimo e levado ao pessimismo. Nada disso. Ele se manteve superior à sua terrível calamidade. Não se pôs a questionar da justiça de sua sorte cruel ou a acusar a Providência.

"Ó Deus", orou ele, "a Ti consagro o talento da minha cegueira." Como Jacó, lutou pela bênção e, recebendo-a, tornou-se, mais tarde, o inventor do alfabeto para os cegos.O talento da cegueira que consagrara a Deus tornou-se o portão pelo qual milhares ingressaram numa vida mais ampla.
A. Bernard Webber.


NÃO DESANIMAR!




Abraão Lincoln também experimentou muito de derrota antes de seu triunfo final. Se bem que recebesse muitos reveses ao lutar por ir avante, não desistiu. Considerem esta lista de retrocessos, entremeados de êxito:

1. Perdeu o emprego em 1832.

2. Foi derrotado na legislatura de Illinois em 1834.

3. Fracassou nos negócios em 1833.

4. Eleito para a câmara estadual em 1834.

5. Morreu a eleita do seu coração em 1835.

6. Sofreu de esgotamento nervoso em 1836.

7. Derrotado para orador da legislatura de Illinois em 1838.

8. Derrotado na indicação para o Congresso em 1843.

9. Eleito para o Congresso em 1846.

10. Perdeu a reindicação em 1848.

11. Rejeitado para importante cargo oficial em 1849.

12. Derrotado para o Senado em 1854.

13. Derrotado para indicação como vice-presidente em 1856.

14. Novamente derrotado para o Senado em 1858.

15. Eleito presidente em 1861.

Todos nós temos experimentado derrotas, especialmente em nossa luta contra o pecado. Mas embora tenhamos fracassado muitas vezes, não devemos desistir. Como nosso Salvador, podemos vencer. Podemos participar do triunfo final, quando o Rei dos reis terá posto "na Terra o direito".



TOLICE


Uma noite, um evangelista estava falando com um homem a quem procurava levar a Cristo, o qual depois de tudo lhe disse:

– Tudo isso que o senhor me diz é para mim uma tolice.

O evangelista respondeu-lhe:

– Sim, isso é justamente o que a Bíblia diz.

O homem olhou-o espantado e interrogou-o abruptamente:

– O que?

– Que você disse que tudo que eu disse é uma tolice; e eu respondi que isto mesmo é o que a Bíblia diz.

O homem mostrou-se mais espantado que nunca, e, aproveitando o momento, o evangelista recorreu à passagem citada e leu: "Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente."

O homem respondeu:

– Eu nunca tinha visto a coisa sob este ponto de vista.




FALTA UM TESTEMUNHO




Conta-se que uma vez, um grande maestro estava executando uma peça com centenas de vozes e instrumentos musicais. Quando o coro cantava em alta voz, o poderoso órgão se expandia, o tambor, as cornetas, e os címbalos soavam. O homem que tocava a flauta, e que estava bem escondido entre os músicos, disse para si mesmo: "Entre todo este ruído, não tem importância o que toco." E deixou de tocar.Repentinamente, o diretor ergueu sua batuta em sinal de silêncio, e de pronto tudo se quedou em completa quietude. Então ele perguntou em voz alta: "Que aconteceu com a flauta?" O ouvido do diretor havia notado que nem todos estavam tocando e que alguma coisa faltava.

Ó minha alma! Faça sua parte com todo o seu poder! Você pode ser pequeno e insignificante, e estar bastante escondido entre os homens, porém, Deus busca a sua adoração, e a grande música de Seu Universo se tornará mais rica e mais doce se você Lhe render um preito de louvor. M.G. Pearse


O FRUTO DAS CRÍTICAS




Conta-se que certa moça inteligente e viva, que apreciava muitíssimo todas as obras de arte, pediu ao conhecido e admirado caricaturista inglês Hogarth que lhe ensinasse a arte de traçar caricaturas.Não; não deve desejar conhecer esta arte. Não trace nunca uma só caricatura. Digo-lhe com imensa mágoa que, pelo uso contínuo da arte de caricaturar tudo e todos, perdi o sabor da verdadeira beleza, porque só vejo rostos desvirtuados e coisas fora da proporção...

A crítica e a prática dos juízos temerários são a arte da caricaturação moral que mata nas almas que a praticam o senso da bondade.
MANACIAL. Tecnologia do Blogger.